Novo Mundo

Novo Mundo
Esta é a promessa da Bíblia para nós. Saiba como usufruí-la, clicando na imagem acima.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Orações fervorosas

Um dos aspectos mais importantes da nossa adoração a Jeová é a oração. Por quê? Porque para falarmos (ou conversarmos) com uma pessoa precisamos falar e ouvir. Enquanto que ao estudarmos a Bíblia directamente, lermos publicações, prepararmos as reuniões estamos a ouvir a voz de Jeová, a única maneira de falarmos com ele é orando. Da mesma forma, assim como há várias formas de ouvir a Sua voz, também há várias formas de orar. Não é necessário que as orações sejam formais nem memorizadas; na realidade, quanto mais "livres" forem, melhor. Todos os tipos de orações estão registados na Bíblia; desta forma, Jeová não nos deixa abandonados, sem sabermos como orar da maneira correcta. Vamos nos concentrar em exemplos bíblicos de orações e tirar exemplos práticos deles:

1) “Portanto, tendes de orar do seguinte modo: ‘Nosso Pai nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Realize-se a tua vontade, como no céu, assim também na terra. Dá-nos hoje o nosso pão para este dia; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores. E não nos leves à tentação, mas livra-nos do iníquo.’" (Mt 6:9-13)
Esta oração, também conhecida como oração-modelo ou Pai-Nosso, dá-nos uma ideia geral do que as orações formais devem conter:
1. Pedidos relativos a Jeová e ao Reino, como a santificação do Seu nome, a Sua vontade e o Seu reino.
2. Pedidos pessoais, como o alimento, o perdão e protecção contra Satanás.

2) "O rei, por sua vez, me disse: 'O que é que estás procurando obter?' Orei imediatamente ao Deus dos céus. Depois eu disse ao rei: 'Se parecer bem ao rei e se teu servo parecer bom diante de ti, que me envies a Judá, à cidade das sepulturas de meus antepassados, para que eu a reconstrua.'"
(Ne 2:4,5)
Esta oração mostra que nem todas as orações precisam ser formais. Vamos analisar o contexto: Neemias estava pedindo ao rei uma permissão para ir até Jerusalém para reconstruir as muralhas. Mas a oração não podia ser grande, pois o rei não iria tolerar se ele fizesse uma oração prolongada; por isso, a oração demorou apenas poucos segundos. Qual o resultado? "Pareceu bem perante o rei". Por isso não importa a duração da oração. Por exemplo, se estivermos a sofrer uma provação, será que vamos estar 2 ou 3 minutos a orar? É claro que não, porque na maior parte das vezes requer uma acção rápida da nossa parte e, nesses casos, o melhor a fazer é ser como Neemias: 'orar imediatamente'.

E em que situações ou circunstâncias orar? As mais conhecidas são: antes das refeições, antes e depois das reuniões, ao deitar (e ao levantar) e antes do estudo pessoal. Mas será que só nessas situações devemos orar? Essas situações são apenas algumas das formais. E que dizer das informais, como por exemplo quando sofremos provações? Ou quando estivermos na pregação e precisarmos de coragem? Além destas, há muitas outras ocasiões em que se pode fazer orações. Sabem qual o horário no qual as orações podem lá chegar? Há instituições que estão abertas das 8h ás 24h (e são poucas), o que já implica muitos custos. Mas Jeová está disponível para nos atender 24h/dia, 365 dias/ano, todos os anos da nossa vida. E qual o nosso saldo? Será que temos de carregar mensalmente o nosso "cartão" como fazemos com um telemóvel? Claro que não, o nosso saldo é infinito, não tem limite. Por isso, por que não orarmos o maior número possível de vezes, sabendo que seremos atendidos por Ele sempre que orarmos sinceramente?

2 comentários:

  1. por favor orem pela saúde do meu pai, o seu nome é josé benedito baptista de campos, ele está com 83 anos; e agora sofre com dores horríveis na perna direita... agradeço quem puder orar por ele, e desejo que DEUS os abençoe em nome de Jesus !!!

    ResponderEliminar
  2. Estou pedindo oração em meu favor, pois estou passando uma grande luta para quebra total de maldição de macumbaria, feitiçaria e magia negra, pois sinto algo estranho da cintura para baixo, sinto um peso terrível nas minhas nádegas, como se tivesse algo tentando me paralisar, atrofiando meus nervos, na nádega direita sinto como se tivesse agulhas e a esquerda amortecida e algo como se produzisse um uma infecção e um calor fora do normal e nos pés um terrível formigamento e no pé direito como se tivesse uma faca cravada. Eu creio no Deus que vocês servem, por isso peço que me ajudem a me libertar. E em 2° lugar peço uma oração para restituição do meu benefício do INSS, que foi cortado há nove meses, e que está em tramite na Justiça e eu espero uma resposta positiva urgentemente, pois preciso deste dinheiro, estou confiando na providência divina e esperando urgentemente a ajuda de vocês. Obrigado.

    ResponderEliminar