Novo Mundo

Novo Mundo
Esta é a promessa da Bíblia para nós. Saiba como usufruí-la, clicando na imagem acima.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Preocupação genuína para com os irmãos

De acordo com a Bíblia somos uma 'associação de irmãos no mundo'. Uma "associação" tem como característica fundamental a união entre os seus membros e, para representarmos o Deus Todo-Poderoso, Jeová, devemos reflectir essa união. É óbvio que temos de lidar com diferenças de opinião, atitudes menos dignas, etc. No entanto, com a ajuda do Seu espírito santo conseguiremos isso e para isso precisamos de orar sempre para permitirmos que o espírito santo conduza a nossa vida da maneira correcta.

Muitos de nós podemos ter diferenças de opinião com certo irmão ou até mesmo com o Corpo Governante, pensando que certa decisão não foi bem tomada. No entanto, qualquer tipo de decisão que envolva uma congregação ou várias congregações só são tomadas depois de muita reflexão e oração. Portanto dizermos que a decisão foi mal tomada significa estar a atribuir a Deus a deficiência dessa mesma decisão. Acham que faz sentido isso? Então que sentido fará atribuirmos aos homens usados por Ele essa mesma queixa? Com certeza, lembram-se do resultado que os israelitas queixosos tiveram: morte e punição eterna, até mesmo deixando de ser o povo escolhido por Deus. Queremos nós ir pelo mesmo caminho? Se não queremos é melhor aceitarmos a decisão tomada por ele(s), sendo "submissos aos que tomam a dianteira".

Além de aceitarmos as decisões tomadas pelo Corpo Governante e pelos anciãos e de não ficarmos chateados com certo irmão (como já abordado anteriormente, em A Importância da Comunicação II), devemos também ajudar certos irmãos, principalmente idosos e doentes, mas não só. Como os ajudar? Uma maneira é por os visitar com regularidade, sabendo como eles estão e mostrando interesse genuíno neles, não aquele interesse "por obrigação". A melhor maneira de demonstrarmos esse interesse é sermos assim no dia-a-dia porque se não somos assim diariamente vai parecer forçado quando o quisermos fazer. Se estamos na pregação num prédio onde mora um irmão doente, inactivo ou idoso, por que não tocar para ele e falar um pouco (sem mostrar muita pressa), mesmo que seja à porta? Os nossos queridos irmãos irão apreciar que nos preocupemos com eles. Pensem: se estivessem na situação daquele irmão, como gostariam que vos fizessem? Façam da mesma maneira. Além disso, se soubermos que um irmão ficou adoentado, por que não passar por casa dele, de propósito, e ficar lá algum tempo cuidando do que ele necessitar, fazendo questão de o ajudar (porque normalmente esses irmãos dizem sempre que não precisam de nada, quando muitas vezes precisam)? As qualidades demonstradas nesta ajuda aos irmãos são necessárias em muitas outras facetas teocráticas, por exemplo também serve de treino para fazermos melhor quando necessitarmos, quer na pregação, quer na defesa da Palavra de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário