Novo Mundo

Novo Mundo
Esta é a promessa da Bíblia para nós. Saiba como usufruí-la, clicando na imagem acima.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Preparação cabal das reuniões

Muitos podem se perguntar: como preparar cabal ou plenamente uma reunião? É óbvio que depende de qual a reunião. No caso do discurso público, não há muita preparação a fazer (a não ser, é claro, que sejamos nós a fazê-lo). Quanto à Reunião de Serviço, uma das maneiras é ler a matéria que será considerada das várias publicações e preparar as partes que tiverem preparação da assistência, preparando comentários antecipadamente em casa; no caso de pequenos artigos, pode-se fazer o mesmo que no Estudo Bíblico e na Sentinela. Relativamente à Escola do Ministério Teocrático, a única que é necessária preparar (excepto se tivermos designações) são os destaques da leitura da Bíblia. Podem preparar-se de duas maneiras: lendo os capítulos e fazendo a nossa leitura semanal ou como complemento do nosso plano de leitura da bíblia regular; ou ver lições práticas dessa leitura em publicações, principalmente na antiga secção "A Palavra de Deus é Viva", que neste caso é muito útil, e escolher alguns (de preferência convém sempre ter no mínimo 2 destaques para o caso de um deles ser comentado podermos comentar o outro).


Relativamente ao Estudo Bíblico de Congregação e à Sentinela (junto com artigos do Ministério do Reino de perguntas e respostas) convém fazer uma preparação mais pormenorizada. Vou abordar aqui a mais usada e incentivada pela Sociedade, mas é óbvio que, se por exemplo temos menos tempo, temos de cortar algumas dessas fases, tentando sempre não cortar partes essenciais. Então vamos às fases de estudo:

1) Breve visão geral do artigo. Nesta visão geral convém ver gravuras, quadros e fazer um "esboço mental" da matéria.

2) Primeira pergunta, mentalmente. De seguida passa-se à consideração dos parágrafos, começando por ler a pergunta impressa.

3) Leitura atenta do parágrafo. Lê-se o parágrafo procurando descobrir a resposta à pergunta. Caso se tenha pouco tempo pode-se optar por juntar a 3ª e 4ª etapas, sublinhando enquanto se lê.

4) Sublinhar a resposta. Depois de se ler o parágrafo volta-se a fazer a pergunta e sublinha-se (ou marca-se de outra maneira) a resposta. Convém alertar que é para sublinhar apenas a resposta directa à pergunta do parágrafo. Não vale a pena sublinhar o parágrafo inteiro só para ficar bonito, mais vale sublinhar uma palavra que seja fundamental do que 4 ou 5 frases não-essenciais; depois durante a reunião pode-se dar comentários mais abrangentes, os "riscos" servem apenas de guia.

5) Ler textos bíblicos. Muitas vezes é uma parte esquecida durante a preparação, quer por falta de tempo, quer por falta de paciência, mas que é essencial. Por que é essencial? A própria Bíblia nos mostra que temos de 'provar os ensinos quanto a se realmente são assim' e a melhor maneira de o fazer é ir directamente à Bíblia confirmar, aumentando assim a nossa confiança em que aquilo é a verdade bíblica. Podem-se ler todos os textos citados, mas por norma basta ler os textos citados mas não transcritos, pois são apenas esses que não estão incluídos no parágrafo, estão como referência. Se possível, convém fazer pequenas notas nas margens sobre o(s) texto(s) para nos lembrarmos mais facilmente aquando da consideração na reunião.

6) Recapitulação do estudo. No fim do estudo convém recapitularmos as ideias principais. Algumas publicações ajudam-nos nesse caso por prover-nos "Quadros de Recapitulação", tais como A Sentinela e alguns livros usados no Estudo Bíblico de Congregação. Caso não tragam esses quadros podemos fazer uma revisão da matéria, semelhante à do início mas mais detalhada pois já considerámos os pontos necessários para uma melhor compreensão das gravuras e quadros.

(Nota: Os passos 2 a 5 repetem-se uma vez por cada pergunta e não por cada parágrafo. Caso um conjunto de parágrafos tenha 2 ou mais perguntas, repetem-se por cada conjunto. Ex.: "1-4. a) ....  b) .... " é apenas um conjunto.)

Não existe nenhum esquema predefinido de estudo, cada publicador pode adaptar isto ao melhor para as suas circunstâncias. Podem parecer muitos passos mas quando se começa a fazer com regularidade nem damos conta da maioria deles. Estes passos aplicam-se a todos os artigos que contenham perguntas impressas e sejam considerados por perguntas e respostas. Caso não contenham perguntas podem-se "ocultar" os passos 2 e 4 e modificar a intenção do passo 3.


Espero que desta forma melhorem a vossa preparação das reuniões e, caso já façam tudo isto (o que é difícil pois há sempre campo para melhora), serve como um incentivo para continuarem a fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário