Novo Mundo

Novo Mundo
Esta é a promessa da Bíblia para nós. Saiba como usufruí-la, clicando na imagem acima.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Estudo diligente da Palavra de Deus

Estudar a Bíblia pode parecer difícil mas na verdade não é, apenas depende do método usado. E, neste caso, temos uma grande ajuda da Organização que nos ajudá-la a estudar diligentemente, através de livros, revistas e outras publicações. Apesar disso, nada anula a necessidade de ler a Bíblia. Por quê? Primeiro, porque a Bíblia "é viva e exerce poder, e é mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e da [sua] medula, e [é] capaz de discernir os pensamentos e as intenções do coração." Ou seja, todas as publicações são baseadas na Bíblia, no entanto, no que a Bíblia é baseada? Em Jeová. Portanto, para quê ir a um complemento se podemos ir à fonte? (Atenção: não estou a desincentivar a leitura das publicações, bem pelo contrário, pois elas salientam pontos que muitas vezes não destacamos na nossa leitura da Bíblia.)

Já vimos a importância de a ler e estudar, mas falta a parte principal: como fazer? Bem, não há nenhum método fixo ou ideal. Tudo depende de caso para caso, pessoa para pessoa. Quanto a onde começar e acabar, há três maneiras principais:
1) ler de Gênesis a Revelação: Este esquema de ler aconselho a quem já leu a Bíblia inteira 1 ou 2 vezes (ou mais). Apesar de ser a maneira mais lógica de leitura penso que seja a que tem mais dificuldades para quem não está habituado. No entanto, se quiserem começar por este método podem tentar;
2) ler de Mateus a Malaquias: Este esquema de leitura é apropriado principalmente para quem está a começar. Por quê? Porque começa com a história de Jesus e as cartas dos apóstolos, que são fáceis de ler e não contêm muitas dificuldades. A partir de certa altura será melhor ler a maneira 1, para se ter uma melhor visão da Bíblia, do início ao fim, o que não existe tão bem nesta maneira;
3) ler por ordem cronológica ou por secção: Esta maneira é a menos usada mas merece realce aqui também. Embora ainda só tenha experiência nas primeiras duas maneiras de ler, não nesta, sei que esta é útil e fácil (a primeira é útil e a segunda é fácil), que são as duas principais maneiras de escolher o que ler. Por ordem cronológica envolve ler os livros pela ordem em que foram escritos, pois a ordem bíblica é diferente da ordem cronológica e, desta forma, consegue ter uma melhor interacção dos livros e das épocas em que foram escritos. Por secção envolve ler os livros bíblicos por grupos: históricos, poéticos, proféticos e cartas: (1) Históricos, Gênesis a Ester e Mateus a Atos, 22 livros; (2) Poéticos, Jó a O Cântico de Salomão e Lamentações, 6 livros; (3) Proféticos, Isaías a Malaquias, excepto Lamentações, e Revelação, 17 livros; (4) Cartas, Romanos a Judas, 21 livros.

Independentemente da maneira de ler, há algumas coisas que se devem fazer ao se ler a Bíblia:
1. Oração. Deve-se sempre orar antes (e, se houver tempo, depois) de ler a Bíblia, que é uma etapa muitas vezes esquecida, mas é essencial porque a melhor maneira para entender qualquer livro (mesmo não sendo bíblico) é pedir ajuda a quem o escreveu ou inspirou;
2. Leitura. Ler calmamente, de preferência num ambiente sossegado, sem distracções;
3. Meditação. À medida que se for lendo deve-se parar no fim de cada parágrafo ou de cada acção, meditar no que já se leu e encontrar lições tanto para a pregação, como para a nossa relação com Deus, como para a nossa relação com o próximo.

Alguns cuidados a ter em atenção:
Não ler demais: se tivermos muito tempo, mais vale meditar melhor do que ler mais conteúdo;
Ler todos os dias: o mais importante na leitura da Bíblia é a regularidade;
Não impor a nossa maneira de ler: isto aplica-se principalmente a anciãos e a pais, não incentivando um membro da congregação ou um filho a ler da maneira que eles acham melhor, mas sim dando algumas sugestões práticas como as dadas aqui. Também serve para todos nós a não fazermos aos nossos irmãos.

Espero que o que foi aqui escrito seja útil e vos ajude a começar ou melhorar a vossa leitura diária da Bíblia, tendo sempre em mente a sua importância na nossa adoração a Jeová.

Sem comentários:

Enviar um comentário